O que é feltro?

Feltro é o termo genérico utilizado para designar o material obtido do entrelaçamento e compactação de fibras sem qualquer utilização de adesivos, tais como colas, gomas, resinas e semelhantes. A produção do feltro de lã ovina é uma técnica utilizada há milhares de anos pelo homem, sendo valorizada, hoje, pelos benefícios que uma fibra totalmente orgânica traz em relação a seus similares sintéticos.

Algumas de suas características fazem com que o feltro seja utilizado em diversos setores industriais, tais como o eletrodinâmico, automobilístico, eletrônico, metalúrgico, frigorífico, aeronáutico, na construção civil, na fabricação de calçados e artigos esportivos, em aplicações decorativas, no isolamento térmico e acústico, em polimento e filtragens, entre tantos outros.

  • Durabilidade
    Se exposto a condições ambientais invariáveis, o feltro de lã mantém a sua resistência, elasticidade e dimensões constantes durante anos.

  • Facilidade de trabalho
    O feltro pode ser cortado, torneado ou lixado em qualquer formato, não existindo a possibilidade de desfiar ou desfibrar.

  • Resistência à tensão e compressão
    O feltro de lã, por ser constituído por fibras orgânicas, tende sempre a voltar à sua constituição física original, mesmo se submetido a uma forte tensão ou pressão por longo período de tempo.

  • Resistência a produtos químicos
    O feltro de lã é neutro a uma grande quantidade de produtos químicos, bem como à maior parte dos hidrocarbonetos. Resiste aos ácidos, mas sofre decomposição quando em contato com alcalinos. A presença da água pode mudar suas dimensões físicas.

  • Propriedades isolantes
    O feltro é um eficiente isolante contra a propagação de som e calor. A densidade, maleabilidade e resistência do feltro permanecem inalteradas num espectro térmico entre -20 ºC e 80 ºC. Por suas propriedades químicas, a lã é naturalmente resistente ao fogo, de modo que não inflama imediatamente, sendo comum que o feltro apenas carbonize e a flama extinga-se por si mesma.

  • Amortecimento de vibração
    Usado como amortecedor de vibração ou choque, o feltro absorve efetivamente a energia, enquanto os elastômeros sintéticos ou naturais armazenam a energia para depois liberá-la.

  • Propriedades filtrantes
    Também como elemento filtrante o feltro de lã oferece vantagens em relação aos seus similares sintéticos, pois a superfície em escamas da fibra retém com eficiência partículas microscópicas em sua estrutura, funcionando como alternativa inteligente de filtragem para uma infinidade de líquidos. Diferentes configurações de espessura e densidade oferecem diversos graus de filtração, retendo partículas de diferentes diâmetros sem que ocorra obstrução.